Cagece e Enel lideram ranking de reclamações do Decon

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A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e a Enel Distribuição Ceará (Enel) foram denunciadas 565 vezes por consumidores no ano passado, segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira (9) pelo Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon). O ranking apresentado pelo Ministério Público coloca as empresas que prestam serviços essenciais como líderes das reclamações. Somadas, todas as denúncias representam 29,09% das insatisfações de clientes.

Arte: Decon/MPCE

Foram 1663 reclamações por cobranças indevidas/abusivas. Outras 964 denúncias se referem a produtos com defeitos. Em terceiro lugar aparecem problemas contratuais, 219 reclamações. Entre os bancos, a Caixa Econômica Federal é a empresa mais reclamada pelos consumidores. Foram 72 denúncias entre janeiro e dezembro de 2019.

Arte: Decon/Reprodução

Na avaliação do Ministério Público, a resolutividade das ações de defesa do consumidor é alta e, por isso, o número de procedimentos administrativos contra empresas foi bem menor do que as reclamações, informou Ticiano Feitosa, do setor de atendimento do órgão.

CNEWS


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